09 agosto 2013

Android Device Manager

Olá Geeks de plantão!

Hoje venho eu aqui para falar de algo completamente diferente dos outros posts, mas que é de utilidade pública! Temos agora a função perfeita de localizar nossos Androids (Android 2.2 e superiores - me confirmem esse detalhe nos comentários ok) e venho explicar aqui de forma rápida como fazer isso:

Procurei na internet, mas as informações estão um tanto quanto distorcidas da realidade. Pelo que vi e provei não é nenhum aplicativo que será instalado. Não! Você não precisa procurar no Google Play um app para isso. Basta somente acessar esse link aqui Android Device Manager. Esteja conectado ao Google com sua conta padrão, quero dizer, a mesma do seu dispositivo. (atualizado! 18/02/2014)

Automaticamente a página irá identificar seus dispositivos e irá mostrar a sua localização. Como podem notar essa página ai está em inglês e como sou curioso testei em português (troque o final do link por pt_BR ao invés de en_US) e verá que a página fica em português mas ainda não aparece nada de mapa, pelo menos não quando testei.


Portanto salve esse link no seu navegador, basta acessar ele que você terá duas opções. Uma é ligar o toque do aparelho 'RING'. A segunda opção é apagar tudo 'ERASE DEVICE'. Mas essa opção você precisa ativar ela. Primeiro observe logo abaixo que aparece uma informação onde você verá que tem um link para ativar/enviar ao aparelho a requisição de ativação.


No entanto isso não gerará nenhum tipo de alerta no aparelho. Você precisa acessar no aparelho o app "Config. Google", esse ícone verdinho.

Nele você verá a opção "Gerenciador de disp. Android" e ao clicar nela vai aparecer a opção: permitir restaurar config. original remotamente. Basta clicar ai que na página do Android Device Manager vai liberar o botão. Claro que isso é um risco a parte. Não vá fazer o 'pastelão' de testar essa função sem necessidade.

Eu testei aqui o ativador do toque e funcionou perfeitamente. O mapa também é impressionantemente exato, mas isso não é novidade. Vale ressaltar que só use a opção de apagar se não tiver mais nenhuma outra alternativa. Vou esperar um tempo para ativar o mapa no link com o pt_BR que falei outrora só por pura informação por que pra mim tanto faz.

Bem, é só isso. Se for aparecer algum app, coisa que acho extremamente desnecessária todos nós saberemos pela enxurrada de informação que surgirá na internet. De resto, basta ficar mais despreocupado... agora você tem uma ferramente realmente útil para rastrear o seu aparelho.

Dica: use mesmo assim o avast. Instale ele. Siga as configurações se seu aparelho não for root. Acredito que as duas ferramentas juntas darão um resultado mais interessante. Com o avast você receberá uma mensagem se trocarem o chip do seu aparelho informando o número novo. Se seu aparelho for root você poderá rastreá-lo, mas agora já não é tão necessário fazer o root como antes já que a google está pensando em nós de fato. Ainda tem a opção de ativar o alerta pelo avast, mostrar uma mensagem de texto, travar completamente o aparelho (impede que o aparelho seja formatado por usb) e também de apagar. Mas essa de apagar e de rastrear só em aparelhos root. Dai a utilização das duas opções salvará seu dia e sua vida...

Espero ter ajudado...

---------------------------- UPDATE 18/02-----------------------------------


QR Code
Android device Manager
No final das contas foi lançado um app e por mais que eu tivesse achado não ser necessário faz todo sentido já que a pessoa precisa liberar algumas coisas para ativar de fato as opções de bloqueio, de alarme, de apagar e de localizar.

A princípio vá na loja Google Play e baixe o app Android Device Manager (Gerenciador de disp. Android). Utilize o QR code ao lado para localizar o app na Google Play. Com ele instalado vá em Configurações / Segurança / Selecionar Administradores. Nessa parte ative o app.

Logo após clique em Confg. Google / Gerernciador de disp. Android e clique em Localizar remotamente o dispositivo e Permitir bloqueio e limpeza remotos. Isso é muito importante, pois funciona como uma segunda camada de segurança (uma segunda liberação).

Após tudo isso e somente após isso é que você de fato conseguirá ativar as opções pela página Android Device Manager na web. Ao entrar no app Android Device Manager pelo celular ou na web você poderá renomear seu aparelho, até por que tem muita gente com mais de um aparelho Android. Você pode exigir o login, para evitar que alguém descuidadamente clique em apagar tudo.

Na função bloqueio a pessoa define uma senha de texto e adiciona à tela do dispositivo uma mensagem onde pode ser enviado números de celular para a devolução do aparelho.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário