26 dezembro 2021

Arrays ASP-C - update 01


Pra ir mais adiante vamos voltar ao array no ASP-C.  Na postagem anterior foi utilizado um exemplo de como trabalhar com array, observe abaixo:

Percebam que três elementos que não foram informados são reconhecidos pelo 'For Each' e por causa disso foi necessário tratar com o 'IF' para que o resultado não ficasse sem sentido. Sendo assim verifique abaixo uma alternativa mais interessante utilizando agora um loop 'For':

Neste caso agora estamos utilizando o 'uBound()' que identifica o tamanho do array lista gerando um valor respectivo. O resultado é exatamente o mesmo. O 'uBound' funciona exatamente como o 'len()' do Python. Podemos também evitar de informar que não tem nada deste modo abaixo:

Foi utilizado o 'Exit For' para isso e como já foi dito é preciso criar uma condição 'If" específica para que funcione.

Indo mais adiante mostrarei um exemplo de como adicionar elementos a um array utilizando o loop 'For', e diferente do que afirmei outrora existe sim array dinâmico e mostrarei ao fim desse post a forma de utilizar. Agora observe abaixo e perceba que deste modo será preciso especificar exatamente para o 'For' a quantidade de vezes que os dados serão inseridos:

Acima fiz questão de utilizar o 'uBound' novamente, mas eu poderia ter informado para ir até 5 na condição do 'For', entretanto o 'uBound' impede que se informe uma quantidade além ou aquém o que pode gerar erro ou um resultado incompleto. 

Com o tempo trarei mais informação se achar necessário sobre o array no ASP-C, contudo se você sentir falta de algo me informe abaixo que procurarei adicionar como update. 

------UPDATE #01 - 03/01/2022

Quando escrevi esse texto realmente achava que arrays dinâmicos não funcionavam em ASP-C. Eu poderia dizer que a quantidade de informação superficial na internet me levou a pensar deste modo e foi exatamente isso que ocorreu. O problema maior destas informações são detalhes muitas vezes mínimos que não ficam explícitos nos erros que recebemos no browser, sendo assim abaixo temos um trecho de código onde podemos ver como de fato isso funciona:

Observem que o que permite realmente alterar o tamanho do array é a palavra reservada 'ReDim', contudo há a necessidade de criar o array sem informar a quantidade de índices para que o ASP-C identifique que estamos trabalhando com array dinâmico. Outra coisa que devem ter notado é o uso da palavra reservada 'Preserve'. Esta palavra mantém os itens que a lista já possuía antes e não utilizar fará com que o ASP-C crie um novo array limpo com o mesmo nome. Vale testar como isso ocorre quando diminuímos o tamanho do array ao invés de aumentar como foi no caso acima, testem e comentem abaixo sobre. Para quem está tendo que traduzir o blog vou repetir aqui dois comentários do código acima:

  • os índices que forem informados devem ser do tipo Integer
  • para iniciar o array dinâmico você deverá criar sem informar nenhum valor entre parênteses, o que deve ser mudado antes do uso real dele

Como prometido voltei aqui e atualizei o post com dados mais corretos dessa vez. Qualquer dúvida ou mesmo notar que algo não condiz com a realidade utilizem o sistema de comentários abaixo e me alertem que corrijo. Sobre este último código tudo que usei já foi explicado antes então basta rever os posts anteriores para esclarecer sobre tais detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário